Rebites
são elementos de fixação em uniões permanentes e são formados por um corpo
cilíndrico e uma cabeça, como mostra a figura 1. São estruturas eficientes no
quesito cisalhamento, mas em relação à tração, são bem ineficientes. São usados
principalmente em uniões estruturais e industriais de baixo desempenho:
- Uniões estruturais: É utilizado quando a resistência é levada em consideração no projeto. Ex: indústria automotiva, aeronáutica, em edifícios, entre outros.
- Uniões Industriais de baixo desempenho: É utilizado quando os requisitos de resistência não são altos. Ex: montagem de utensílios, mobília, máquinas comerciais, entre outros.
Figura 1: Imagem de Rebite
Em
geral, seu uso se dá quando não é possível, ou não é viável, ou o
custo-benefício é mais vantajoso se comprado com a utilização da solda. No
seguinte tópico, será especificado um pouco mais sobre a utilização dos
rebites.
Utilização dos rebites
Abaixo,
tem-se alguns exemplos de onde o rebite pode ser aplicado em diversas áreas da
engenharia:
·
Fixação das pontas de lona de fricção do
disco de embreagem de um automóvel;
·
Fixação de estruturas em pontes;
·
Fixação de janelas em um navio;
·
Fixação do revestimento de uma estrutura
à asa de um avião
Vantagens do Rebite
Mesmo
com o desenvolvimento de técnicas e equipamentos de soldagem, os rebites ainda
continuam sendo amplamente utilizados em virtude de:
· Seu
custo efetivo;
· Nãoo
alterar as propriedades dos componentes fixados;
· Bloquear
a propagação de trincas por fadiga;
· Não
empenar as partes unidas;
· Não
afrouxar por vibração;
· Simplicidade
da sua instalação.
Desvantagem da Utilização
·
A estrutura rebita não é desmontável;
·
Torna a estrutura mais pesada;
·
Como reduz a área da estrutura em função
da abertura feita, provoca uma redução da resistência do material.
Materiais do rebite
“Os
rebites podem ser feitos realmente de qualquer material dúctil, com resistência
ao cisalhamento aceitável para a aplicação” (COLLINS, 2006, p.434). Os rebites
de aço de baixo e médio carbono têm um baixo custo, alta resistência e uma boa
conformabilidade. Já os de alumínio são utilizados tanto em aplicações
aeronáuticas quanto em produtos de consumo, sendo a variação da utilização dada
pelo seu grau de alumínio.
São
comuns também os rebites feitos de latão, ligas de cobre e aço inoxidável.
Tipos de rebite
A
figura 2 mostra alguns tipos de rebites em função do formato da cabeça. Ao
todo, existem bem mais do que estes, portanto, cabe a quem estiver utilizando
conhecer o maior número possível e decidir qual o melhor modelo a ser
empregado.
Figura 2: Tipos de Rebite
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Fonte: Elementos de máquina-1- |
Alguns
outros exemplos de rebite são: rebite explosivo, rebite de tubo, rebite de
alojamento, rebite de repuxo, rebite de semi-tubo, entre outros.
Normas de fabricação
A
fabricação dos rebites segue normas técnicas, ou seja, é padronizada. A
fabricação dos rebites devem seguir a NBR
9580 de 05/2015. Elas indicam medidas que a cabeça do rebite deverá ter
em função da largura do corpo, por exemplo. A figura 3 mostra algumas dessas
normas:
Figura 3: Medidas de rebites
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Fonte: Elementos de máquina-1- |
Comprimento Útil de um rebite
O
comprimento útil de um rebite é a parte do corpo que vai formar a união. A
figura 4 traz o comprimento útil representado como sendo o “L”.
Figura 4: Representação do comprimento útil
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Fonte: Elementos de máquina -1- |
Referências:
COLLINS, Jack. Projeto de elementos de
máquina: uma perspectiva de prevenção da falha. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC,
2006. 740 p.
PROFISSIONALIZANTE: mecânica : elementos de máquinas - aulas de 1 a 20 [recurso
eletrônico]. Rio de Janeiro: [s.n.] (Telecurso 2000 profissionalizante).
Postado por: Fellipe Lopez.
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