Esta semana, a equipe começou a elaborar a obtenção do corpo de prova que
será utilizado em testes de tração e, posteriormente, em metalografia. Sua
obtenção se dará por meio da fundição do alumínio, que será vazado num molde de
areia verde.
Para a fabricação do modelo do corpo de prova, foram pesquisadas
referências para as dimensões finais do mesmo e chegou-se à ASTM E8 / E8M - Standard Test Methods
for Tension Testing of Metallic Materials (Métodos de Teste Padrão para Testes de Tração de Materiais Metálicos).
Tais medidas devem levar em consideração a contração que o metal líquido sofrerá durante a solidificação. Sendo assim, cada dimensão utilizada no modelo foi calculada de acordo com a relação de contração de 0,13mm/cm para peças de alumínio de até 120cm. Os valores, em milímetros, obtidos podem ser vistos na figura a seguir:
Fig. 1 - Dimensões do modelo do corpo de prova.
Fonte: Própria
Além disso, um dos membro foi ao ferro velho e obteve uma liga de alumínio proveniente de assoalho de ônibus, que será uma das ligas utilizadas para a fabricação do corpo de prova.
Fig. 2 - Um dos membros no ferro velho
Fonte: Própria.
Fig. 3 - Amostras de alumínio
Referências:
AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. ASTM E8 / E8M – 16a: Standard Test Methods for Tension Testing of Metallic Materials. West Conshohocken, PA, 2016
CHIAVERINI, V.
Tecnologia Mecânica. Processos de Fabricação e Tratamentos. Volume II. Editora
Makron Books. 1986.
Postado por: Luana Andril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário