Na semana passada, os rebites puderem ser
redimensionados de acordo com os resultados do teste de tração. Sendo assim,
deu-se início ao CAD 3D do molde dos rebites. A equipe optou por um molde
permanente, devido ao melhor acabamento superficial da peça, maior uniformidade
e tolerâncias dimensionais mais estreitas. Além disso, o molde será feito de
aço, cujo ponto de fusão é maior que o do material a ser fundido: o alumínio.
Figura 1 - Molde para o corpo dos rebites
Fonte: Própria
Figura 2 - Molde para a cabeça dos rebites
Fonte: Própria
Como a equipe pretende obter as cavidades do molde
através de furos feitos por brocas, sendo este bipartido após a confecção dos
furos para facilitar a retirada dos rebites, optou-se por confeccionar a
cavidade correspondente às cabeças do rebite numa terceira parte do molde, como
pode ser visto na figura 3.
Figura 3 - Vista explodida do molde metálico
Fonte: Própria
Além disso, a equipe foi em busca das brocas
disponíveis no Laboratório Theoprax, e a utilizada será a de 9 mm, visto que,
segundo os cálculos, o corpo do rebite deve ter 8,25 mm. Foi também feito o
cálculo de contração do metal durante a sua solidificação, de acordo com os diâmetros das brocas, e os resultados obtidos foram 9,26 mm para o diâmetro do corpo, e 18,51 mm para a cabeça. De
acordo com o edital, a tolerância dimensional é de ±
5%, não sendo, assim, ultrapassada após a contração do metal.
Postado por: Luana Seixas
Referências:
CHIAVERINI, V. Tecnologia
Mecânica. Processos de Fabricação e Tratamentos. Volume II. Editora Makron
Books. 1986.
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